" Sonhe com aquilo que você quiser. Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que se quer!!!" (Clarice Lispector)

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Pão Doce Feito em Casa



Gente, tem coisa melhor que acordar de manhã e ter aquele queirinho de pão feito em casa sendo assado? Não tem, né? 

Tenho a minha mãe e a minha vó como referência de cozinha, sempre cozinharam muito bem. Fim de ano, ou almoços especiais sempre foram regados com muita comida e com muito sabor. Sempre que posso vou perguntando e querendo saber tudo, cada segredinho.

Minha avó no alto dos seus 87 anos esbanjando saúde, tem a receitinha saborosa desse pão, tudo feito com muito amor e o maior capricho. Ela mesma fez e eu fui supervisionando,rsrsrsrs.
Não poderia deixar de postar aqui, pois aqui em casa sempre faz o maior sucesso.

Essa receita rende 1 kilo de pães

Receitinha da Vó:

2 colheres sopa fermento biológico ou dois envelopes
3 ovos
1/2 xíc óleo
1 pitada sal
1 lata leite condensado
Trigo qto basta

Vamos fazer

Dissolver o fermento em 1/2 copo água morna.
Misturar todos os ingredientes e em seguida ir acrescentando o trigo, amassar até a massa se soltar da mão.
Deixar crescer por mais ou menos 2 horas (fora da geladeira), até a massa dobrar de tamanho.

Depois dar mais uma amassada e fazer o formato que quiser do pão.Colocar em uma forma e deixar crescer por mais 1 hora e colocar pra assar.

Antes de ir pro forno pode pincelar água com açúcar.

Assar por mais ou menos uns 40 minutos.

Olha que marravilha! Muito bom!





 Beijocas


8 comentários:

  1. Hum, deu até fome!! Que bom ter boas referencias em casa! Minha mãe detesta cozinhar e acredito que por isso, tb não seja tão chegada à cozinha.
    Obirgada pela receita.
    Tenhas um ótimo dia. Bjs

    ResponderExcluir
  2. E a quantidade de trigo? Tem que ter uma referencia. Gosto de fazer pão em casa.

    ResponderExcluir
  3. Hum... que vontade!
    será que eu consigo?
    sou um pouco atrapalhada na cozinha rs...
    bjim
    ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. Huummm...que delíciia!!!
    beijoo

    ResponderExcluir
  5. Me deu água na boca esse pão doce da vovó. Vou fazer essa receita qualquer dia.
    Eu gosto de cozinhar, mas a rotina estraga o prazer...beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá querida. Também gosto de cozinhar, mas não tenho tanto talento. Abraços de Luz!

    ResponderExcluir
  8. Oi queri!!!
    na verdade o ganache q eu falo é feito com leite condensado!
    Assim , vc faz a receita de brigadeiro 1 lata de leite condensado uma colher de manteiga e duas de choco, depois qdo ele estiver pronto no ponto de desgrudar da panela vc tira do fogo e acrescenta duas colheres de creme de leite de caixinha e uma colher de contreau ou outra bebidinha mexe bem e espera ele esfriar. Outra cobertura de choco é o frosting de chocolate q é uma deli!!! me manda seu email q assimq eu tiver um tempo mando para vc!!!
    O seu pão esta divino!
    Bjus

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Vou adorar!